DESAFIO

A disputa por espaço nas prateleiras dos mercados é grande. Para buscar o melhor posicionamento de seus produtos, é essencial manter um relacionamento próximo, amigável e confiável com atores dos diversos níveis do Varejo Indireto, desde a distribuição até os pontos de venda. O VIU foi desenvolvido para ser o canal oficial de divulgação de informações e resultados do Varejo indireto tanto para os gestores Unilever quanto para as equipes dos Atacados Especializados (Gerente do atacado, GI, CE, Promotores, Supervisores, e outros). Para atender a essas demandas, existe uma grande quantidade de Dashboards e relatórios que orientam e dão apoio à tomada de decisão dos gestores.
É nesse cenário que as seguintes necessidades se apresentaram:
- Construir uma relação one-to-one com milhares de profissionais do VI que precisam enxergar a empresa como um parceiro em uma relação na qual todas as partes ganham e precisam colaborar.
- Uma plataforma de relacionamento que tangibiliza essa relação one-to-one, que consegue ir até os canais mais distantes e potencializar a informação relevante.
- Personalização de informações por perfil, região, segmento, distribuidor, etc
- Anular os riscos de desinformação ou ruídos na comunicação

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ESTRATÉGIA / CRIAÇÃO

O conceito inicial era buscar uma plataforma única de comunicação onde a informação atingisse todos os públicos de forma única e integrada. A solução foi encontrada em um portal multifuncional que reunia a interatividade de uma Rede Social somada a facilidades como: biblioteca de dados, dashboard, canal de vídeos, treinamentos, agenda integrada, mural informativo e até um sistema de troca de mensagens instantâneas.
Do ponto de vista técnico, o VIU foi desenvolvido a partir de uma tecnologia inovadora: o Sistema Integrado de Sites Modulares (SISM), que previa: área de trabalho totalmente configurável por usuário, conceito de Mini Sites e atualizações sinalizadas nos ícones da Home.
Muito mais interativa, a nova plataforma substituiu o antigo Portal Execução e inaugurou uma nova era de comunicação integrada no VI – fortalecendo o relacionamento e funcionando como um potencializador da relação one-to-one.
Durante esse tempo, o VIU se integrou a outras ferramentas que foram desenvolvidas para aproximar ainda mais a Unilever dos distribuidores e dos lojistas: Projeto Niemeyer (pesquisa de PDVs), Portal Tamo Junto!, Cockpit de Vendas, etc.

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RESULTADOS

Lançada em janeiro de 2014, a plataforma VIU revolucionou o Varejo Indireto (VI), disponibilizando uma plataforma interativa que facilitou o dia-a-dia dos profissionais da Unilever e dos Atacados Especializados (AE).
Com a centralização da comunicação em um único canal, o VIU facilitou a gestão da equipe e das diversas campanhas de incentivo.
Com uma única plataforma de comunicação, a informação passou a atingir todos os públicos de forma única e integrada, mantendo linguagem e identidade visual consistentes. O VIU se consolidou como uma ferramenta diária de planejamento profissional de seus usuários - acessível via PC, Tablets e Celulares.
Além disso, a plataforma automatizou a gestão de informações das lojas (como presença, preço, share, etc.) e permitiu o acompanhamento e análise de dados em tempo real através de uma Dash Board.

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